segunda-feira, abril 25, 2005

Heróis da vida real

Marcha para o Rossio. Horas depois, o general Spínola dirigia esta mensagem aos elementos das Forças Armadas: "Aos bravos militares dos três ramos das Forças Armadas expresso o meu agradecimento por mais este sublime acto de patriotismo, a juntar a tantos outros praticados na defesa do Ultramar português, e ainda pela exemplar disciplina e alta eficiência demonstrados no cumprimento da transcendente missão de que foram incumbidos a bem da Pátria. Bem hajam. Viva Portugal!"

Antes do meio-dia, pelo posto de comando, Salgueiro Maia é informado de que Marcelo Caetano está no Carmo. Deixando forças a guardar os ministérios, avança para lá. Quando entra no Rossio, aparece-lhe pela frente uma coluna militar com uma companhia de atiradores que o Governo enviara para fazer frente aos revoltosos. O Capitão salta do seu jipe e vai perguntar ao comandante da coluna o que está ali a fazer. É-lhe respondido que tem ordens para o prender, mas que está com a Revolução. E também esta coluna é integrada nas forças que avançam para o Carmo.

As edições especiais dos jornais começam a circular.

O Rossio, a Rua do Carmo, todo o percurso, está cheio de populares que vitoriam os soldados. Os cravos vermelhos começam a ser enfiados nos canos das G-3. São cerca das 12h30. Diz o capitão: «No Carmo, ao chegar houve desde senhoras a abrir portas e janelas para colocar os homens nas posições dominantes sobre o Quartel, até ao simples espectador que enrouquecia a cantar o Hino Nacional. O ambiente que lá se viveu não tem descrição, pois foi de tal maneira belo que depois dele nada de mais digno pode acontecer na vida de uma pessoa».

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

bravo.....viva a revoluçao, viva portugal e viva os anjos...

25 abril, 2005 11:47  
Blogger Pedro said...

Tal como hoje é nosso dia de liberdade, também tu és livre, nas palavras, nas atitudes e pensamentos, o teu blog voa nas asas dum anjo!!
Beijinho e boa semana!

25 abril, 2005 17:47  
Blogger Kitty said...

Nunca é demais relembrar estes momentos importantes da nossa história! :)

26 abril, 2005 21:29  

Enviar um comentário

<< Home