sexta-feira, março 18, 2005

Cruzamento de culturas

Provavelmente uma das maiores vantagens de frequentar uma universidade é a oportunidade de conviver com pessoas de todos os cantos do país.
Somos confrontados diariamente com uma diversidade de expressões ou comportamentos característicos de uma determinada região, o que pode causar alguns momentos divertidos ou mesmo embaraçosos, na medida em que, não raras vezes, desconhecemos por completo o significado dessas mesmas expressões ou comportamentos.
Por uma questão de gozo pessoal detenho-me inúmeras vezes a analisar isso mesmo, nomeadamente no que diz respeito às expressões, ou regionalismos, como preferirem, de cada região ou simplesmente características de uma pessoa em particular.
Por isso, hoje decidi postar algumas das expressões mais curiosas:

» Pingante: cada pingo de chuva
» Molete: pão de centeio
» Repas: franja do cabelo
» Pichote: criança pequena (equivalente a “puto”)

Estes são apenas alguns exemplos, mas pretendo ir actualizando regularmente este peculiar dicionário!

2 Comments:

Blogger Anjo Caído said...

cléber,
eu limitei-me aos vocábulos portugueses, porque se eu fosse a falar envolvendo uns determinados jovens brasileiros que eu conheço... xiiii, dava pano pra mangas!!! ;)

18 março, 2005 16:54  
Anonymous Anónimo said...

Vou começar a cobrar por direitos de autor....C.

31 março, 2005 12:24  

Enviar um comentário

<< Home