segunda-feira, julho 11, 2005

Invasão de Verão

Meus caros concidadãos, é oficial: estamos a ser invadidos!
Após um curto passeio pelas ruas da cidade e a visita a alguns estabelecimentos comerciais, com o intuito de aproveitar o meu fim-de-semana, dei por mim a pensar (por mais um ano consecutivo!) se não terei sido acidentalmente deportada para Paris.
Nas ruas já não se ouve o “bom dia, estás bom?” mas apenas “Ça vá?”. Já para não falar das belíssimas expressões em “portunhês” como: “Oh arruma isto para eu ter ‘praça’ para me sentar!” ou “Vai deitar este lixo na ‘poubela’!”.
A isto há ainda que acrescentar o tão característico look: as belas das calcinhas de fato-de-treino (brancas, obviamente!) com uma das perneiras arregaçadas até meio da perna, o boné de pala ao lado e, no mínimo, três fios de cores diferentes ao pescoço. Sempre que possível a t-shirt a envergar deve pertencer a uma selecção de futebol e a banda sonora que sai das colunas do auto-rádio deve estar a cargo de Toni Carreira.

Atendendo a isto, eu tenho uma sugestão: se algum dos meus ilustríssimos visitantes trabalhar na área da sociologia, eu, humildemente, aconselho a que se dedique a estudar afincadamente este fenómeno tão típico do verão português!

15 Comments:

Blogger kikas said...

Quando começei a ler o teu post, fui fazendo a minha análise sociológica e quando tocaste no assunto tive de sorrir pois sou formada em sociologia :-)
Estes comportamentos desviantes são apenas uma fase no ser humano que regressa às suas origens e que ao mesmo tempo que se sente satisfeito por estar na sua terra natal quer demonstrar alguma evolução em relação à sua vida como emigrante. A maioria tem uma vida tão complicada 11 meses que neste mês de férias que vem a Portugal por vezes ridiculariza-se a si mesmo por querer mostrar aquilo que não é!
beijocas grandes
kikas

11 julho, 2005 10:24  
Blogger Gatinha said...

Taditos dos "avecs"... Não sejas mázinha; é como diz a Kikas: normalmente têm uma vida tão dura "lá" q cá querem a todo o custo mostrar q são alguém.
*

11 julho, 2005 12:35  
Blogger Bart said...

Há uns anitos atrás a minha pessoa assistiu a esta perola na minha territa...
Estava uma familia de emigrantes na praça la do sitio, e o filho mais novo não parava quieto, começa a mãe como quem sabe falar outra lingua: "Fabrice vien ici, tu va tombé!". O puto n liga e a mãe volta a repetir o mesmo... Eis senão quando o puto dá um trambolhão, e a mãe diz: "Viste cachopo dum c... Eu não disse que tu ias malhar?!!"
bj

11 julho, 2005 14:46  
Blogger Sérgio Martins said...

Não são os nossos emigrantes que vêm todos os verões comparar a saúde, serviços públicos, trânsito e habitações, repetindo a famosa frase "lá na França é assim..."? Ainda ontem à noite deparei com esta cena. Enquanto passeava a minha cadelinha reparei numa "senhora" com uma menina pela mão a descer a rampa de acesso à garagem do prédio. Achei estranho e fui ver. Aí segurava a dita na criança como se na sanita estivesse, cueca para baixo a fazer "pipi" mesmo na porta da garagem. Claro que ouviu das que não quis...

11 julho, 2005 15:46  
Blogger Unknown said...

mas por acaso estás a querer falar mal do tony carreira?!?

bem bem!!

11 julho, 2005 18:20  
Blogger Kitty said...

E depois há quem não entenda porque é que sou um bichinho caseiro... pudera, não! LOL ;-)

11 julho, 2005 19:02  
Blogger Unknown said...

não!

não sou avec nem nada que se pareça!

mas o tony carreira rulezz!

11 julho, 2005 23:11  
Blogger Martim said...

Subscrevo inteiramente o que dizes.
Donde venho, existe um fenómemo parecido, as chamadas "moscas de verão"...
E o que mais me irrita é eles acharem que até a terra que deixaram para trás até está desenvolvida. Como eles dizem no seu linguajar deturpado "Epa!Até já se podia viver cá!"
Bah... Fora com esses emigras... Quem cá ficou também deu o litro para este país chegar 10 cms à frente.
Beijo. Solidário. Martim

12 julho, 2005 01:30  
Blogger CP said...

Se calhar alguns de nós são superiores a outros de nós. Por isso é que os padrões de alguns de nós é que são os maiores, e os de nós que são diferentes de nós é que estão errados e são uns atrasados. Só quem por lá passou tem alguma legitimidade para fazer comparações. Alguns de nós que são tão críticos fazem a mínima ideia do que é passar uma vida a trabalhar no duro num país estrangeiro? Claro que se for um cientista famoso que vai para uma universidade estrangeira merece o aplauso de alguns de nós, mas se for o anónimo que vai trabalhar na construção já merece a repulsa e estamos atentos a todas as falhas (até as de linguagem) e prontos a apontar o dedo, porque nós é que sabemos, nós é que somos evoluídos...
Informem-se e sejam mais humanos. E se acham que os outros estão mal, eduquem em vez de criticarem.

12 julho, 2005 11:57  
Blogger Pedro said...

Je pense que le français, sont personnes trés gay, trés simpatique et seulement, le portugais critique cetês "aspectos" (esqueci-me como se escreve!). Vive la France ui, ui, ui, Napoleon et grand....

12 julho, 2005 21:33  
Blogger Amora Silvestre said...

:o)
Sabes, não me incomoda a presença dos emigrantes, nesta altura do ano. Incomodam-me os que se comportam com arrogância, como se nós fôssemos lixo. Isso a mim incomoda-me.
De resto, já viste? Mantêm o bom espírito português - bonezinho de pala ao lado, as boas das calcinhas de fato de treino e, claro, o bom do Toni Carreira que, à pala de pessoas com gostos musicais assim, tem uma bruta de uma vivenda e uma vida regalada.

Felizmente, há emigrantes que agem de forma diferente. A esses, desejo as boas-vindas a casa, porque, de facto, na alma, nunca chegam a sair daqui. :o)

13 julho, 2005 09:31  
Blogger Anjo Caído said...

Muito Obrigada a todos!

no entanto, para aqueles que se insurgiram contra o post e a "pseudo-xenofobia" que ele possa conter, apenas posso dizer que fui mal interpretada.
Nada tenho contra os nossos emigrantes, pois é inegável a coragem que tiveram em procurar uma vida melhor. Apenas não gosto que quando chegam tentem impingir modas. Porque felizmente conheço pessoas espalhadas um pouco por todo o mundo e apenas os que estão em frança têm esta mania de "afrancezar" tudo... enfim, mas isto são opiniões!

Beijinhos

13 julho, 2005 10:39  
Blogger Amora Silvestre said...

Mas não foste nada "pseudo-xenófoba".
Essas histórias que contas acho que todos nós já vivemos, já ouvimos e vimos emigrantes actuar assim.
É verdade! Há muita gente que age dessa maneira!
A mim também me chateia.
Prontes... então também sou "pseudo-xenófoba" :o)

13 julho, 2005 13:36  
Anonymous Anónimo said...

Invejosos!!

Eu sou emigrante, o "avecs" e cuando vi essas merdas que voces esciveram até me .........

se os emigras querem falar francés, o vestir se como quizer, é algum problema?
Voces criticam todos e cuando chego la em portugal vejo cada caramelos, até nos fartamos de rir ( velhos e menos velhos sem dentes no caralho da boca, todos cochos e agora o verdadeiro portugues é um grande riquito cheio de dividas ) é comprar mercedes, vivendas e comer batatas o nada!!!!

Em Portugal é viver com créditos para comprar vulgares carros.
Aqui em frança, Suiça o Luxemburgo nao conheço nenhum portugus que compra carros a credito e ninhum que passa fome!! Entao antes de falar, caramelos, andam ca ver.

03 fevereiro, 2006 16:59  
Anonymous Anónimo said...

EMIGRANTE FILHO DA PUTA TU NÃO SABES COM QUEM ESTÁS A FALAR!!!!!

Eu sou um elite e vivo à custa das remessas que envias diariamente para Portugal mais as esmolas da UE que pagas através dos impostos lá em França. Apesar de viver de esmolas e vigarices, até já comprei um BMW com fundos que desviei, eu sou SUPERIOR aos emigras porque tenho um comboio de títulos e cursos, pagos pela UE e nunca tive de lavar sanitas em Paris!!! Eu sou um verdadeiro português e sou chique e elegante como o José Castelo Branco!! Eu acho que deveriam retirar a nacionalidade aos emigras que envergonham Portugal lá fora a trabalhar mas isso levaria à seca do rio de € que enviam para sustentar parasitas como eu.

10 fevereiro, 2007 11:08  

Enviar um comentário

<< Home